​Rebaixamento da avaliação da Petrobras pode impactar em toda a economia brasileira, dizem especialistas

​Rebaixamento da avaliação da Petrobras pode impactar em toda a economia brasileira, dizem especialistas

A agência de risco Standard & Poor’s – S&P decidiu manter a nota de crédito da Petrobras para “BBB-“, a última classificação para a empresa ser considerada segura para investimento. A agência colocou a petroleira em perspectiva negativa, em razão da instabilidade nas avaliações recentes.

Para o advogado e economista, Jaques Reolon, esta avaliação negativa pode impactar toda a economia brasileira, em razão da delicada crise político-financeira que o País está passando. “Em um momento que a população começa a organizar protestos pedindo o impeachment da Presidente da República, o rebaixamento da avaliação da maior empresa do Brasil certamente pode puxar o mercado para baixo”. Segundo Jaques, a Petrobras precisa adotar medidas urgentes de transparência e se aproximar dos investidores para tentar reverter essa tendência. “Se algo não for feito no curto prazo, os efeitos serão desastrosos para a economia e, consequentemente, para o contribuinte”, conclui Reolon.

“Muitas vezes, na ânsia de mostrar serviço para a sociedade, o juiz acaba divulgando precipitadamente informações que vão impactar nas empresas”, constata o professor e especialista em Direito Público Jorge Ulisses Jacoby Fernandes. Jacoby acredita que o processo de investigação deveria ter sido mantido em sigilo, pois, além de preservar inocentes, pouparia a economia e a sociedade.

Na maioria das vezes, segundo o professor, a população acredita, sem questionar, no que os meios de comunicação divulgam. “Como o índice de esclarecimento é baixo em nosso país, parte da imprensa e das pessoas não conseguem enxergar a diferença entre uma simples investigação e uma condenação, colocando empresários inocentes e corruptos todos em um mesmo barco. E isso é péssimo para o sistema político-econômico do país, afinal ninguém quer trabalhar na empresa daquele cidadão citado em uma operação da Polícia Federal, o que acaba afastando consumidores, investidores e gerando desemprego”, conclui Jacoby Fernandes.

,
Post anterior
Senado ganhará espaço para servidor público ciclista
Próximo post
Tempo de guarda da declaração de bens e rendas de servidores públicos

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu