O curso de Gestão Pública geralmente é oferecido como tecnológico, embora algumas universidades, como UFRJ, UFMG e UFPB, já o estejam oferecendo como bacharelado.
Essa formação é da área de Gestão e Negócios e habilita profissionais para lidar com a gestão e organização de entidades públicas.
Durante a graduação, o estudante aprenderá a diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal que envolve a esfera da gestão pública.
Ao fim do curso, o profissional poderá identificar problemas e buscar soluções inovadoras, utilizando os recursos e bens públicos disponíveis para tomar medidas eficientes e que visem políticas públicas de qualidade. Será capaz de planejar, implementar, supervisionar e avaliar programas e projetos voltados ao desenvolvimento local e regional.
No mercado de trabalho, o profissional de Gestão Pública encontrará emprego principalmente por meio de concurso para atuação em órgãos e serviços públicos. Pode prosseguir os estudos com especialização ou pós-graduação em Administração e áreas relacionadas.
Os tipos de formação para o curso de Gestão Pública são: tecnólogo e pós-graduação.